domingo, 10 de janeiro de 2016

Como fazer iogurte natural

Hoje vamos fazer iogurtes. É mesmo bastante fácil de fazer, porém tens mesmo que ter uma maquineta desta. Não são caras, esta comprei no Ldil sem muita esperança de que fosse funcionar.... mas olha que funciona e muito bem.

Então vamos lá! Para fazeres o teu iogurte em casa vais precisar de:
1 litro de leite gordo
1 iogurte natural
e....
mais nada para já.
Ah... vais precisar da iogurteira também.

1. levar ao lume o leite e deixar ferver, se tiveres um termómetro deixa chegar aos 90º 100º, mas já sabes que quando o leite levanta fervura ele sobe...sobe...sobe e se não apagares o lume vai ficar tudo sujo.
2. Deixa o leite arrefecer, podes fazer um banho maria invertido, que nada mais é do que um banho maria em água fria, ou como eu gosto de chamar... o banho joão. Se tiveres o termómetro deixa arrefecer até atingir os 40º. Se puseres o iogurte com o leite muito quente vais matar as bactérias que são necessárias para a formação do iogurte. Esterilizei os frascos e adicionei a mistura do leite com o iogurte. Liguei a máquina. Eles sugerem deixarmos 12 horas, mas talvez por ter usado leite fresco, o iogurte ficou pronto em apenas 4 horas. Desligar a máquina e deixar arrefecer os iogurtes.~
Levar ao frio.

Ao fim de 4 horas o iogurte estava assim, muito muito muito cremoso.

Vejam essa textura que espectáculo...

Usamos mel e doce de morango para adoçar, mas podes fazer ao teu gosto. Podes usar fruta fresca, granola ou o que quiseres.

E ficou assim.. muito gostoso. Está aprovadíssimo cá em casa.

Faz o teu e vem me contar como ficou. 
Vou fazer mais experiências e venho aqui partilhar.


Sem comentários: